Projeções 2022

18.06–03.09.2022

Projeções é uma iniciativa conjunta do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende. A sua primeira edição data de 2011 e foi idealizada no âmbito da Unidade Curricular Práticas do Desenho, uma optativa oferecida anualmente aos estudantes da Licenciatura em Artes Plásticas (LAP).

Um elemento que tem caracterizado sempre o ciclo de exposições Projeções é a heterogeneidade das propostas de desenho apresentadas. Se, por um lado, cada estudante/artista desenvolve a sua atividade de estúdio num regime de liberdade e autonomia, apresentando previamente, em contexto de aula, a sua proposta individual de pesquisa, por outro, verifica-se que o campo do Desenho e seus muitos protagonistas sempre se pautaram pela riqueza e diversidade dos meios, técnicas e processos de desenho implementados.

Mas esta heterogeneidade é ainda exponenciada pelo facto de os estudantes da LAP, nesta unidade curricular, serem oriundos de três áreas distintas de especialização, nomeadamente Pintura, Escultura e Multimédia, fazendo-se assim pontes e ligações pertinentes entre o Desenho e o trabalho das unidades curriculares de Projeto e Atelier.

Concomitantemente, com as revisões dos planos de estudo de Artes Plásticas e Design de Comunicação (LDC) viemos a assistir a um novo fenómeno. As unidades curriculares obrigatórias e propedêuticas de Desenho da FBAUP passaram na sua totalidade ao regime de semestralidade e, ao mesmo tempo, foram encurtados os tempos de formação e lecionação na área do Desenho, o que terá tido como primeira consequência, nesta iniciativa em particular, a presença de estudantes do segundo ao quarto ano da LAP, ao passo que anteriormente, esta unidade curricular era sobretudo pensada para estudantes finalistas dos dois Cursos com projetos já mais amadurecidos.

Um pouco por todos estes fatores, e apostando ainda na ideia de heterogeneidade, nesta edição de Projeções, foi decidido albergar também no mesmo espaço expositivo e sob a mesma designação, o trabalho dos estudantes do Estúdio de Desenho do Mestrado em Artes Plásticas (MAP), pois tanto nesta unidade curricular como na da LAP, dos dois diferentes ciclos de estudo, parte-se sempre da proposta individual de cada estudante. Assim na sala Hiscox (sala 3), apresenta-se exclusivamente trabalhos de 3 estudantes do Estúdio de Desenho (MAP) e na sala maior (sala de exposições temporárias) de ambos os ciclos de estudo (LAP & MAP).

Este ano, como tem acontecido em anos anteriores, não podendo apresentar ao público todo o trabalho desenvolvido, pela limitação do espaço e número elevado de participantes, cada estudante apresenta apenas uma pequena parte da sua produção, uma síntese do trabalho mais representativo realizado. Por essa razão, e novo nesta edição de Projeções, é o Atlas pessoal de trabalho, projetado na galeria, onde cada estudante tem a oportunidade de mostrar mais trabalhos e pistas que permitirão eventualmente ao público contextualizar melhor a pesquisa que foi realizada. Este modelo de apresentação, numa primeira instância, surge nas duas unidades curriculares como um Atlas referencial, uma ferramenta de trabalho, de reflexão e de contextualização na contemporaneidade que, ao longo do semestre, vai-se adaptando e transformando até dar lugar aos muitos Atlas de autor que aqui se apresentam. Aproveitando esta possibilidade de projeção, também se apresenta uma outra ferramenta de trabalho e reflexão utilizada nas duas unidades curriculares da LAP e do MAP: os organogramas de trabalho, mutantes ao longo do semestre, e que se foram adaptando para a clarificação e enumeração dos temas, contextos e questões mais importantes presentes em cada pesquisa.

Pedro Maia
junho de 2022