‘UmPontoDeSituação #23’

Org. Mestrado em Artes Plásticas (MAP) – Escultura

‘UmPontoDeSituação’ é a mostra curricular dos estudantes do 1º ano do Mestrado em Artes Plásticas – Escultura, que se realiza anualmente e é organizada pela turma com apoio da docente Rute Rosas.

O Estúdio de Escultura do MAP centraliza a sua ação na coordenação, orientação e apoio ao desenvolvimento e consolidação do projeto/ plano individual e concretizações plásticas dos estudantes, assente numa dinâmica e diversidade de tipologia de aulas frutífera ao processo ensino aprendizagem e partindo de pressupostos e conceitos que estruturam e definem os territórios da Escultura – Corpo e Matéria, no Tempo e no Espaço concreto da Tridimensionalidade em Artes Plásticas. No campo escultórico são basilares os conhecimentos e possibilidades de exploração das relações Espaço/Tempo, Matéria, Volume, Escala, Dimensão, Efemeridade, Corpo/Pensamento/Ação – aliadas à ação comunicante que as concretizações da expressão plástica promovem no espectador/fruidor nos seus diversos posicionamentos. Neste contexto e com contágios profícuos oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, com enquadramento e contextualização cultural, sociológica e espácio temporal, mas igualmente, pelas diversas vertentes ou variantes da Escultura, esquemas ou estruturas conceptuais, promovem-se diálogos e articulações entre os meios, matérias, ferramentas, estruturas compositivas e modelos de exposição potenciadores da investigação aliada à criação plástica.

Partindo dos anseios, inquietações, questionamentos, e da expressão poética da imaginação que diariamente participa da construção do Projeto dos estudantes, do mesmo modo que vão consolidando a sua práxis artística e a investigação fundamentada em Escultura, apresenta-se mais UmPontoDeSituação #2023, resultado do trabalho concluído no 1º semestre.

Esta mostra caracteriza-se igualmente por ser trabalhada em equipa, em turma, coordenada, fortalecendo a consciência de dinâmicas de trabalho em equipa que acontecem nos bastidores de uma apresentação pública.

Com trabalhos tão distintos como também o são cada um dos indivíduos que os concretizam, Inês Vieira, Maria Palma, Edgardo de Almeida, Fabiana Sapia e Maíra Mafra exercitam, constroem e articulam os seus resultados, em diálogos tão ricos quanto improváveis bem como os temas/assuntos e interesses artísticos e de investigação. Tratando processos e resultados aliados à expansibilidade das dinâmicas de exploração formal e conceptual que diversificam a articulação da experiência vivencial com os saberes teóricos e a práxis, pretende-se a construção e entendimento da diversidade de universos conceptuais de cada plano individual. Com vocação intrínseca para a tridimensionalidade, ação e envolvência Espaço/Tempo, Corpo/Matéria, prevê-se abrangência e abertura a múltiplos processos e resultados.

Deste modo, entendo que esta iniciativa deverá servir, particularmente aos estudantes, aos seus colegas, no enriquecimento e ensaio dos seus processos, à construção de um plano e projeto de investigação consistente, ao contacto com os seus pares e com a comunidade da FBAUP. Um ponto de situação… apenas e não só…

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Exposição MAP | ‘UmPontoDeSituação’

Inauguração: dia 25 de janeiro 2023 | 17:00

Patente de 25 a 27 de janeiro 2023

oMuseu FBAUP