COMPETENCIAS PROFISSIONAIS
No final do mestrado, espera-se que os estudantes demonstrem:
CAPACIDADES REFLEXIVAS
INOVAÇÃO: evidenciar ideias inovadoras que questionem e desafiem a compreensão da sua prática artística na relação com o contexto cultural ou disciplinar em que se desenvolve;
CONTEXTO: mostrar uma compreensão avançada dos debates relevantes na sua prática e contexto artístico;
INVESTIGAÇÃO: Evidenciar uma compreensão avançada dos princípios e estratégias de investigação e aplicá-los de forma adequada à sua prática;
COMUNICAÇÃO: Capacidade de articular e debater o enquadramento técnico e teórico envolvido na produção do trabalho de forma coerente e fundamentada.
CAPACIDADES TÉCNICAS
PRODUÇÃO: produzir obra artística de nível avançado que relacione criatividade, pensamento crítico e técnica.
EXPERIMENTAÇÃO: capacidade de experimentação no uso de materiais, processos e ambientes de forma a traduzir ideias em práticas, imagens e artefactos.
COMPETÊNCIAS: mostrar domínio das competências técnicas implicadas na criação, exposição e documentação do seu trabalho
CAPACIDADES PROFISSIONAIS
AUTONOMIA: mostrar independência e responsabilidade na orientação dos seus estudos mediante uma articulação entre os recursos, o tempo e as intenções.
COLABORAÇÃO: participar como membro ativo, responsável e atento no mestrado;
IDENTIDADE: definir uma identidade artística e investigativa mediante reflexão crítica e compreensão do campo onde desenvolve a sua prática.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
INFORMAÇÕES
O Curso é dirigido por um Diretor de Curso e pela Comissão Científica, composta pelo Diretor e pelos Professores Regentes dos Estúdios de cada uma das especializações. Esta Comissão é responsável pela seriação dos candidatos.
Os Estúdios são coordenados por um Professor Regente (que também leciona) e orientados também por Tutores, que assumem o acompanhamento individualizado de um grupo de estudantes, de acordo com os seus interesses. São estes tutores que fazem a ligação entre o Estúdio e o Projeto de Investigação em Metodologia no segundo semestre, assegurando aí a orientação tutorial.