Drawing

Drawing is today a culturally open practice to a variety of different media and areas of knowledge.

The Drawing Studio is the space for questioning the practice of drawing, in all it’s contemporary diversity of forms, means of expression and purposes: as a studio practice or as in situ drawing, as representation, illustration or as performance or also at the level of the technological studies of printmaking, from other new and old media and from the development of imagery and design strategies.

Parallel to the Studio, students participate in sessions or thematic workshops, develop collaborative work, in a close relationship with the workgroup or in external contexts. It is expected that each student actively contributes to the debate and to the discussion of the forms and functions that drawing can also assume in art and society today.

The public exhibition of the work and its discussion in the classroom are the bases of a reflective practice where the creative and conceptual path of each student is contextualized.

EN Objetivos

  • Incentivar o desenvolvimento de um trabalho individual
  • Criar regularmente condições para a sua discussão com os docentes, estudantes e artistas convidados
  • Incentivar a autonomia do trabalho de estúdio
  • Conciliar a prática artística com a reflexão e análise crítica e desenvolver uma reflexão rigorosa e crítica das preocupações inerentes ao projeto artístico/de investigação
  • Articular o desenho com outras áreas de saber e outros media e definir uma identidade artística e investigadora fundamentada no desenho, seus contextos de ação e ambientes mediais
  • Introduzir/aprofundar capacidades técnicas e processuais relacionadas com os procedimentos do desenho, ampliando as possibilidades instrumentais de cada estudante
  • Desenvolver metodologias de investigação baseadas em práticas experimentais, cujos resultados se comunicam na sua dimensão de imagens/objetos

EN Programa

Ao longo do Estúdio são desenvolvidas as seguintes áreas:

  • Desenho, gravura e investigação criativa – desenvolvimento de um projeto criativo de investigação aplicada em desenho e gravura: os territórios de ação/reflexão do desenho; as suas zonas limítrofes na cultura contemporânea;
  • O desenho e gravura como dispositivos autorais e como prática colaborativa;
  • Modelos para a elaboração de um portefólio capaz de estruturar o processo criativo e investigativo intrínseco à investigação em desenho;
  • Estratégias de revisão contextual do projeto em curso;
  • Os palcos do desenho: do arquivo à exposição; do desenho in situ à publicação.

Ao longo do programa, espera-se que os estudantes participem ativamente nas discussões de grupo, que ocorrem no princípio de cada sessão, e façam quatro apresentações do trabalho: 
duas durante e no final do primeiro semestre; as outras durante e no final do segundo semestre, numa exposição pública do projeto. No final de cada semestre, a apresentação do projeto experimental é acompanhada de um relatório crítico que descreve o processo criativo e o contextualiza no âmbito mais vasto da prática e teoria do desenho, e pela produção de um livro de projeto que organiza a informação visual produzida.

EN Bibliografia

  • BOURDIEU, Pierre ([1990). The Logic of Practice. Stanford: Stanford University Press.
  • DOWNS et al (2007). Drawing Now: Between the Lines of Contemporary Art. London: I.B. Tauris
  • GARNER, Steve (ed.) (2009). Writing on Drawing: Essays on Drawing Practice and Research. Chicago: Chicago University Press.
  • DIDI-HUBERMAN, Georges (2011). Atlas – Cómo llevar el mundo a cuestas (cat. exp.). Madrid: MNCARS.
  • HOLLY, Michael Ann (ed.) (2009). What Is Research in the Visual Arts?: Obsession, Archive, Encounter. Williamstown, Massachusetts: Clark Art Institute.
  • JULLIARD, Julie Enckell (2015) Towards Visibility – Exhibiting Contemporary Drawing – 1964-1980. Paris: Roven
  • PETHERBRIDGE, Diane (2010). The Primacy of Drawing – Histories and Theories of Practice. New Haven and London: Yale University Press.
  • SULLIVAN, Graeme (2005). Art Practice as Research. London: Sage Publications.
  • ROSAND, David (2002). Drawing Acts: Studies in Graphic Expression and Representation. Cambridge: Cambridge University Press.
  • SAWDON, Phil; MARSHAL, Russel (eds.) (2012). Hyperdrawing: Beyond the Lines of Contemporary Art. London: I.B. Tauris
  • ZEGHER, Catherine de (2003). The Stage of Drawing: Gesture and Act. New York: Tate Publishing and The Drawing Center
  • GARNER, Steve 340; Writing on drawing. ISBN: 978-1-84150-200-7
  • DOWNS, Simon 340; Drawing now. ISBN: 978-1-84511-533-3
  • DIDI-HUBERMAN, Georges; Atlas
  • BOURDIEU, Pierre; The Logic of Practice, Stanford, 1990
  • SAVAGE, Jim (ed); Drawing Texts., Occasional Press
  • HOLLY, Michael Ann (ed.); What Is Research in the Visual Arts?: Obsession, Archive, Encounter, Encounter. Williamstown, Massachusetts: Clark Art Institute, 2009
  • GROUPE DE RECHERCHES ESTHÉTIQUES DU C.N.R.S.; Recherches Poïetiques., T. I. Paris, 1974
  • Petherbridge Deanna; The^primacy of drawing. ISBN: 978-0-300-12646-4
  • SULLIVAN, Graeme ; Art Practice as Research. , London: Sage Publications. , 2005
  • ROSAND, David ; Drawing Acts: Studies in Graphic Expression and Representation, Cambridge: Cambridge University Press, 2002
  • SAWDON, Phil; MARSHAL, Russel (eds.) ; Hyperdrawing: Beyond the Lines of Contemporary Art. , London: I.B. Tauris , 2012
  • ZEGHER, Catherine de ; The Stage of Drawing: Gesture and Act., New York: Tate Publishing and The Drawing Center, 2003

Nota: A bibliografia referenciada enquadra o problema geral do desenho na relação entre prática e investigação. A bibliografía específica de apoio aos projetos individuais dos estudantes será fornecida de acordo com o campo conceptual e prático de cada um.

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