Square

Norberto Ogórek Jorge 

Norberto Ogórek Jorge, escultor e docente investigador apresentou em 2014 a sua mais recente investigação em criação artística “Rotas de Memória – A Árvore e a Madeira, relações na prática escultórica”, que lhe conferiu o grau de Doutor. Ao longo do seu percurso como escultor tem produzido trabalhos artísticos em diferentes substâncias que lhe permitiram ampliar o conhecimento com as matérias que incorpora nos corpos escultóricos das suas obras. O seu percurso artístico tem privilegiado as relações sensoriais com as matérias naturais. O seu caminho tem tornado visível a importância do lugar do atelier/oficina como espaço expandido da produção e da concepção.

Rute Rosas 

Rute Rosas é uma artista plástica licenciada em Escultura. Obteve o seu mestrado em Multimédia, intitulado “Dentro de Mim” (2001) sob orientação de Bernardo Pinto de Almeida, Professor Catedrático da Universidade do Porto. O seu projeto de doutoramento em Arte e Design, “A Autocensura como Agente Poético Processual da Criação Escultórica – Projectos, Processos e Práticas Artísticas” (2011), foi desenvolvido sob orientação de Enric Tormo Ballester, Professor Catedrático da Universidade de Barcelona. Participa, desde 1994, regularmente em exposições e eventos, tais como conversas, simpósios, feiras de arte e concursos de artes plásticas em Portugal e no estrangeiro. Leciona no curso de Artes Plásticas – Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desde 1999, altura em que se tornou na primeira mulher a lecionar nesta área do conhecimento do ensino superior artístico no Porto.

Samuel Silva 

Samuel Silva é artista visual, Professor Auxiliar do Departamento de Artes Visuais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Design de Arte e Sociedade. Concluiu o Doutoramento em Educação Artística em 2015, o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas em 2009 e a licenciatura em Artes Visuais – Escultura em 2006.

Filipa Cruz 

Filipa Cruz é artista É investigadora integrada no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade e professora nas Belas Artes do Porto (FBAUP) e em Paris (PCA). Possui Doutoramento em Arte e Design pela FBAUP, Mestrado em Belas Artes pela École Nationale Supérieure de Beaux-Arts de Paris (ENSBA), Pós-graduação em Estética pela Sorbonne. Desenvolve proposta plástica na filigrana do plano da imagem e do plano da palavra, relacionando artes plásticas e literatura. www.filipacruz.com