O Estúdio de Pintura assume a função de espaço central do desenvolvimento TP do Projeto Pictórico Individual (PPI).Funciona em estreita relação com as diferentes disciplinas do Mestrado e visa: aprofundar competências técnicas enquadradas com os interesses PPI; aprofundar e desenvolver competências conceptuais para a concretização de uma pesquisa no âmbito da teoria e prática da investigação em pintura.Apesar de se tratar de uma UC TP, cada estudante será acompanhado de modo autónomo, de acordo com os interesses do seu PPI, procurando exponenciar as competências pictóricas, relacionando-as com a necessidade de construção e enriquecimento de um discurso crítico e conceptual no âmbito da arte contemporânea.A UC funciona como espaço aberto de ação, sendo importante a sua utilização de modo continuado. Serão promovidas iniciativas em áreas diversas como metodologia de investigação, discussão e debate de projetos individuais de estudantes e de outros artistas. Bibliografia Obrigatória Myers,T. R. ; Painting, Whitechapel Gallery and MIT Press, 2011 Observações Bibliográficas Abramović, M. e Kounelis, J. (2002) Arte All’ Arte 6, Siena Adorno, T. (1973)The Jargon Authenticity, Routledge Classics, LondonBraz, I. (2007) Almeida, Helena. Pensar a Pintura, Helena Almeida (1947-1979),Edições Colibri Calabresse, O. (1986) A linguagem da arte, Ed. Presença, Lisboa Ferreira, A.Q. (2011) Fazer falar a pintura, (ed.) Editora da Universidade do Porto Grogaard, S. (2001) The Restless Object, 12 Conversations on Contemporary Art, Statens Kunst Akademy, Unipax, Oslo Myers,T. R. (2011) Painting (ed.) Documents of Contemporary Art, Whitechapel Gallery and MIT Press, LondonPapartergiadis, N. (1994) The Complicities of Culture: Hybridity and new internationalism, Cornerhouse Manchester, University of Southampton Perniola, M. (2002) El Arte y su sombra, Col Teorema, Ediciones Cátedra, MadridSabino, I. (2001) A Pintura Depois da Pintura, Faculdade de Belas Artes / Universidade de Lisboa Sverakova, S. (19939 Art and Nationality,Inside/outside,Faculty of Art and Design, University of Ulster Tapies, A. (1999) El Arte e sus Lugares, Ed Siruela, Madrid Wittgenstein, L. (1977) Anotações sobre as cores, Edições 70, Lisboa Wood, C. (2013) A Bigger Splash, Painting after Performance, Ed. Tate Modern, London Foster, H. (1996) The return of the real, MIT Press, London Nota : A indicação de bibliografia específica, catálogos, monografias ou outro material áudio visual, será indispensável. |
Programa
Square