Programa

Square
O Estúdio de Pintura assume a função de espaço central do desenvolvimento TP do Projeto Pictórico Individual (PPI).Funciona em estreita relação com as diferentes disciplinas do Mestrado e visa: aprofundar competências técnicas enquadradas com os interesses PPI; aprofundar e desenvolver competências conceptuais para a concretização de uma pesquisa no âmbito da teoria e prática da investigação em pintura.Apesar de se tratar de uma UC TP, cada estudante será acompanhado de modo autónomo, de acordo com os interesses do seu PPI, procurando exponenciar as competências pictóricas, relacionando-as com a necessidade de construção e enriquecimento de um discurso crítico e conceptual no âmbito da arte contemporânea.A UC funciona como espaço aberto de ação, sendo importante a sua utilização de modo continuado. Serão promovidas iniciativas em áreas diversas como metodologia de investigação, discussão e debate de projetos individuais de estudantes e de outros artistas.

Bibliografia Obrigatória

Myers,T. R. ; Painting, Whitechapel Gallery and MIT Press, 2011

Observações Bibliográficas

Abramović, M. e Kounelis, J. (2002) Arte All’ Arte 6, Siena
Adorno, T. (1973)The Jargon Authenticity, Routledge Classics, LondonBraz, I. (2007) 
Almeida, Helena. Pensar a PinturaHelena Almeida (1947-1979),Edições Colibri Calabresse, O. (1986) A linguagem da arte, Ed. Presença, Lisboa
Ferreira, A.Q. (2011) Fazer falar a pintura, (ed.) Editora da Universidade do Porto
Grogaard, S. (2001) The Restless Object, 12 Conversations on Contemporary Art, Statens Kunst Akademy, Unipax, Oslo
Myers,T. R. (2011) Painting (ed.) Documents of Contemporary Art, Whitechapel Gallery and MIT Press, LondonPapartergiadis, N. (1994) The Complicities of Culture: Hybridity and new internationalism, Cornerhouse Manchester, University of Southampton
Perniola, M. (2002) El Arte y su sombra, Col Teorema, Ediciones Cátedra, MadridSabino, I. (2001) A Pintura Depois da Pintura, Faculdade de Belas Artes / Universidade de Lisboa
Sverakova, S. (19939 Art and Nationality,Inside/outside,Faculty of Art and Design, University of Ulster
Tapies, A. (1999) El Arte e sus Lugares, Ed Siruela, Madrid
Wittgenstein, L. (1977) Anotações sobre as cores, Edições 70, Lisboa
Wood, C. (2013) A Bigger Splash, Painting after Performance, Ed. Tate Modern, London
Foster, H. (1996) The return of the real, MIT Press, London

Nota : A indicação de bibliografia específica, catálogos, monografias ou outro material áudio visual, será indispensável.