Desenho

O Desenho é hoje uma prática culturalmente aberta a uma variedade de meios e áreas do saber.

O Estúdio de Desenho é o espaço de questionamento da prática do desenho, em toda a diversidade contemporânea das suas formas, meios de expressão e propósitos: como prática de estúdio ou como desenho in situ, como representação, ilustração ou como performance ou também ao nível dos estudos tecnológicos da gravura, de outros novos e velhos meios e no desenvolvimento de estratégias de conceção imagética e projetual.

Paralelamente ao Estúdio, participa-se em sessões ou oficinas temáticas, desenvolvem-se trabalhos decolaboração, numa relação estreita com o grupo de trabalho ou em contextos exteriores. Espera-se que cada estudante contribua ativamente para o debate e para a discussão das formas e funções que o desenho hoje pode também assumir na arte e na sociedade.

A exposição pública do trabalho e a sua discussão em contexto de aula constituem as bases de uma prática reflexiva onde se contextualiza o percurso criativo e conceptual de cada estudante.

Objetivos

O Estúdio de Desenho tem como objetivos:

  • Incentivar o desenvolvimento de um trabalho individual
  • Criar regularmente condições para a sua discussão com os docentes, estudantes e artistas convidados
  • Incentivar a autonomia do trabalho de estúdio
  • Conciliar a prática artística com a reflexão e análise crítica e desenvolver uma reflexão rigorosa e crítica das preocupações inerentes ao projeto artístico/de investigação
  • Articular o desenho com outras áreas de saber e outros media e definir uma identidade artística e investigadora fundamentada no desenho, seus contextos de ação e ambientes mediais
  • Introduzir/aprofundar capacidades técnicas e processuais relacionadas com os procedimentos do desenho, ampliando as possibilidades instrumentais de cada estudante
  • Desenvolver metodologias de investigação baseadas em práticas experimentais, cujos resultados se comunicam na sua dimensão de imagens/objetos

Programa

Ao longo do Estúdio são desenvolvidas as seguintes áreas:

  • Desenho, gravura e investigação criativa – desenvolvimento de um projeto criativo de investigação aplicada em desenho e gravura: os territórios de ação/reflexão do desenho; as suas zonas limítrofes na cultura contemporânea;
  • O desenho e gravura como dispositivos autorais e como prática colaborativa;
  • Modelos para a elaboração de um portefólio capaz de estruturar o processo criativo e investigativo intrínseco à investigação em desenho;
  • Estratégias de revisão contextual do projeto em curso;
  • Os palcos do desenho: do arquivo à exposição; do desenho in situ à publicação.

Ao longo do programa, espera-se que os estudantes participem ativamente nas discussões de grupo, que ocorrem no princípio de cada sessão, e façam quatro apresentações do trabalho: 
duas durante e no final do primeiro semestre; as outras durante e no final do segundo semestre, numa exposição pública do projeto. No final de cada semestre, a apresentação do projeto experimental é acompanhada de um relatório crítico que descreve o processo criativo e o contextualiza no âmbito mais vasto da prática e teoria do desenho, e pela produção de um livro de projeto que organiza a informação visual produzida.

Bibliografia

  • BOURDIEU, Pierre ([1990). The Logic of Practice. Stanford: Stanford University Press.
  • DOWNS et al (2007). Drawing Now: Between the Lines of Contemporary Art. London: I.B. Tauris
  • GARNER, Steve (ed.) (2009). Writing on Drawing: Essays on Drawing Practice and Research. Chicago: Chicago University Press.
  • DIDI-HUBERMAN, Georges (2011). Atlas – Cómo llevar el mundo a cuestas (cat. exp.). Madrid: MNCARS.
  • HOLLY, Michael Ann (ed.) (2009). What Is Research in the Visual Arts?: Obsession, Archive, Encounter. Williamstown, Massachusetts: Clark Art Institute.
  • JULLIARD, Julie Enckell (2015) Towards Visibility – Exhibiting Contemporary Drawing – 1964-1980. Paris: Roven
  • PETHERBRIDGE, Diane (2010). The Primacy of Drawing – Histories and Theories of Practice. New Haven and London: Yale University Press.
  • SULLIVAN, Graeme (2005). Art Practice as Research. London: Sage Publications.
  • ROSAND, David (2002). Drawing Acts: Studies in Graphic Expression and Representation. Cambridge: Cambridge University Press.
  • SAWDON, Phil; MARSHAL, Russel (eds.) (2012). Hyperdrawing: Beyond the Lines of Contemporary Art. London: I.B. Tauris
  • ZEGHER, Catherine de (2003). The Stage of Drawing: Gesture and Act. New York: Tate Publishing and The Drawing Center
  • GARNER, Steve 340; Writing on drawing. ISBN: 978-1-84150-200-7
  • DOWNS, Simon 340; Drawing now. ISBN: 978-1-84511-533-3
  • DIDI-HUBERMAN, Georges; Atlas
  • BOURDIEU, Pierre; The Logic of Practice, Stanford, 1990
  • SAVAGE, Jim (ed); Drawing Texts., Occasional Press
  • HOLLY, Michael Ann (ed.); What Is Research in the Visual Arts?: Obsession, Archive, Encounter, Encounter. Williamstown, Massachusetts: Clark Art Institute, 2009
  • GROUPE DE RECHERCHES ESTHÉTIQUES DU C.N.R.S.; Recherches Poïetiques., T. I. Paris, 1974
  • Petherbridge Deanna; The^primacy of drawing. ISBN: 978-0-300-12646-4
  • SULLIVAN, Graeme ; Art Practice as Research. , London: Sage Publications. , 2005
  • ROSAND, David ; Drawing Acts: Studies in Graphic Expression and Representation, Cambridge: Cambridge University Press, 2002
  • SAWDON, Phil; MARSHAL, Russel (eds.) ; Hyperdrawing: Beyond the Lines of Contemporary Art. , London: I.B. Tauris , 2012
  • ZEGHER, Catherine de ; The Stage of Drawing: Gesture and Act., New York: Tate Publishing and The Drawing Center, 2003

Nota: A bibliografia referenciada enquadra o problema geral do desenho na relação entre prática e investigação. A bibliografía específica de apoio aos projetos individuais dos estudantes será fornecida de acordo com o campo conceptual e prático de cada um.

Corpo Docente