Escultura

A especialização em Escultura é o lugar de maturação do conhecimento centrado no apoio em investigações que requerem, na sua formulação, uma consciência sólida sobre a abordagem do espaço e da tridimensionalidade em Artes Plásticas. Por indissociabilidade a esta especialidade e a um todo complexo relacionado com Campo Escultórico, são basilares os conhecimentos e possibilidades de exploração das relações Espaço/Tempo, Matéria, Volume, Escala, Dimensão, Efemeridade, Ação, Corpo – Razão/Emoção, aliadas às implicações Espectador/Fruidor pela Ação Comunicante das Concretizações da Expressão Plástica.

Pelas suas diversas vertentes ou variantes, esquemas ou estruturas conceptuais, nesta especialização promovem-se diálogos e articulações entre a concepção, os meios, matérias, ferramentas e estruturas compositivas potenciadoras da investigação e criação partindo dos projetos dos estudantes.

Objetivos

A especialidade em Escultura propõe:

  • Consolidar capacidades processuais e técnico artísticas nos territórios de atuação da práxis e da investigação fundamentada em Escultura nas vertentes: Objeto, Instalação, Ação, Intervenção; numa aprendizagem contínua e de gestão da autonomia do trabalho autoral e profissional;
  • Alicerçar as implicações entre Prática Escultórica e Investigação em Escultura: estratégias de atuação distintas com possibilidades e encontros em territórios comuns;
  • Articular a reflexão e análise crítica aliada à estruturação conceptual e conhecimentos intra e interdisciplinares relacionados com a Escultura: enquadramento espácio temporal.

Programa

O Estúdio de Escultura centraliza a sua ação na coordenação, orientação e apoio ao desenvolvimento e consolidação do projeto/ plano individual dos estudantes, assente numa dinâmica e diversidade de tipologia de aulas frutífera ao processo ensino aprendizagem e partindo de pressupostos e conceitos que estruturam e definem o território da Escultura –  Corpo e Matéria, no Tempo e no Espaço concreto da Tridimensionalidade em Artes Plásticas.

No campo escultórico são basilares os conhecimentos e possibilidades de exploração das relações Espaço/Tempo, Matéria, Volume, Escala, Dimensão, Efemeridade, Corpo/Pensamento/Ação – implicações aliadas à ação comunicante das concretizações da expressão plástica escultóricas – com contágios profícuos oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, com enquandramento e contextualização cultural, sociológica e espácio temporal.

Pelas suas diversas vertentes ou variantes, esquemas ou estruturas conceptuais, a estrutura da UC EE promove diálogos e articulações entre os meios, matérias, ferramentas e estruturas compositivas potenciadoras da investigação e criação partindo dos anseios e projetos dos estudantes consolidando a sua práxis artística e a investigação fundamentada em Escultura nas suas vertentes e variantes: Objeto, Instalação, Ação, Intervenção, incluindo variantes de investigação em procedimentos tecnológicos, matéricos e ferramentais.

A UC trabalha e debate temas/assuntos balizados pelos campos de ação específicos da Escultura e do Campo Escultório. Através da exemplificação e experimentação tratam-se e ilustram-se processos e resultados da evolução tecnológica aliada à expansibilidade das dinâmicas de exploração formal e conceptual que diversificam a articulação dos saberes teóricos e a praxis – entendendo a diversidade de universos conceptuais de cada projeto artístico e/ou técnico-artístico de investigação.

Com vocação intrínseca para a tridimensionalidade, ação e envolvência Espaço/Tempo, Corpo/Matéria, prevê-se uma abrangência e abertura a múltiplos processos e resultados – se entendermos distintos os universos conceptuais de cada projeto artístico e/ou técnico-artístico – numa perspetiva de formação alargada dos nossos estudantes nas diversas vertentes da Escultura como área central do conhecimento em Arte.

Bibliografia

Nota: A bibliografia obrigatória é meramente indicativa, será complementada com os estudantes de acordo com os seus planos de trablho e investigação e considerando revistas, artigos, monografias, documentos audioviuais e trabalhos académicos.

Corpo Docente

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