Intermédia

O Estúdio de Intermedia, é um espaço que pretende promover a experimentação e a reflexão no contexto expandido das práticas artísticas contemporâneas, e tem como principal objectivo o desenvolvimento de um projecto teórico-prático, dos estudantes, nesta articulação.

Peça importante e basilar de um curso de práticas artísticas, o trabalho de estúdio é assumido na sua forma mais intrínseca como o lugar para ao pensamento, a elaboração e concretização de projetos individuais de trabalho. Serão desenvolvidos em espaços de atelier abertos, promovendo assim a capacidade de uma reflexão rigorosa, crítica e contextualizada das preocupações inerentes aos projectos de investigação, capaz de mobilizar com propriedade os debates mais significativos que moldam o campo da prática da arte actual.

A singularidade e individualidade de cada projeto serão incentivadas através de um acompanhamento individual de tipo tutorial assim como do encontro com o “real” que pressupõe a presença dos estudantes em exposições fora da faculdade em locais expositivos públicos, como museus e outros espaços independentes.

Objetivos

  • Desenvolver um projecto individual de trabalho e aprofundar as capacidades técnicas e conceptuais de concretização de um projecto;
  • Realizar um conjunto de trabalho que permita a sua exibição em lugar público
  • Capacitar para a elaboração e exposição pública de um projeto experimental relevante no âmbito das artes plásticas/intermedia, documentado por um portfólio.
    Capacitar para uma reflexão rigorosa, crítica e contextualizada das preocupações inerentes ao projecto de investigação, capaz de mobilizar com propriedade os debates mais significativos que moldam o campo da prática e da teoria da arte actual.
  • Produzir trabalhos individualizados ou em grupo.
  • Preparar e expor mostras individuais ou de grupo.

Programa

Peça importante e basilar de um curso de práticas artísticas, o trabalho de estúdio é assumido na sua forma mais intrínseca: como lugar para a elaboração e concretização de projectos individuais de trabalho. Estes serão desenvolvidos em espaços de atelier abertos continuamente.

A singularidade e individualidade de cada projecto serão incentivadas através de um acompanhamento individual de tipo tutorial. Em paralelo a este acompanhamento, serão promovidas, sempre que possível, visitas de artistas aos ateliers dos estudantes para mostra/discussão dos trabalhos como factor de enriquecimento imprescindível ao amadurecimento dos seus projectos.

A unidade curricular propõe o desenvolvimento de um projecto de trabalho amadurecido num regime simultaneamente intensivo e extensivo, daí a sua condição de única anual do curso. Os resultados serão, preferencialmente, tornados públicos em mostra a organizar no final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

  • Participação presencial 10,00%
  • Trabalho de campo 45,00%
  • Trabalho prático ou de projeto: 45,00%

Componentes de Ocupação

  • Elaboração de projeto
  • Frequência das aulas
  • Trabalho de campo
  • Trabalho laboratorial

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é atribuída segundo uma fórmula que quantifica os vários objectivos traçados de acordo com o trabalho desenvolvido pelos alunos.

Exposições semestral e final do projeto realizado, acompanhadas por um documento de projecto:

  • Exposições 50%
  • Documento de projecto 40%
  • Dossier/relatório crítico 10%

Bibliografia

Bibliografia obrigatória

  • Krauss Rosalind; A voyage on the north sea. ISBN: 0-500-28207-2
  • Foster Hal; The return of the real. ISBN: 0-262-56107-7
  • Foster Hal; Design and Crime. ISBN: 1-85984-668-8
  • Rancière Jacques; Theaesthetic unconscious. ISBN: 978-0-7456-4644-2 • Rancière Jacques; ThePolitics of aesthetics. ISBN: 0-8264-7067-X
  • Bishop Claire 340; Participation. ISBN: 978-0-85488-147-5

Corpo Docente