Pintura

O Estúdio de Pintura é um espaço que pretende promover uma experimentação e reflexão no campo da pintura, tendo como objetivo o desenvolvimento de um projeto de investigação Teórico-Prático.

O seu programa pretende pensar o território autoral na relação com os contextos históricos e contemporâneos da Arte e da Pintura, podendo abordar: questões de ordem interna, da reflexão e do fazer da pintura; ou de ordem externa, na análise da pintura na transversalidade com outras áreas de interesse de cada estudante.

Este ramo de especialização do MAP pretende providenciar um ambiente académico e artístico no qual os estudantes desenvolvam o seu potencial como investigadores e artistas, fomentando uma consciência informada e crítica, o aperfeiçoamento de competências técnicas e metodológicas, e a valorização autoral.

As aulas desenvolvem-se num ambiente de experimentação prática, na sedimentação de conceitos e processos de natureza metodológica, em permanente diálogo com as investigações de cada estudante, no sentido da produção de uma obra artística de nível avançado que relacione criatividade, pensamento crítico e técnica.

Objetivos

Pretende-se promover reflexão e experimentação continuadas no campo de intervenção da pintura de acordo com os interesses pessoais de cada estudante, com o objetivo de que cada um desenvolva um projeto de investigação TP. O projeto está centrado na pintura podendo abordar questões de ordem interna, da reflexão e do fazer da pintura; ou de ordem externa, na análise da pintura na transversalidade com outras áreas de interesse de cada estudante. É objetivo da UC a preparação do estudante para a segunda fase do CE, Dissertação/Trabalho de Projeto e por isso são objetivos específicos:

  • Aprofundar competências técnicas enquadradas com os interesses do projeto pictórico.
  • Aprofundar e desenvolver competências conceptuais para a concretização de uma pesquisa no âmbito da teoria e prática da investigação em pintura.
  • Promover o questionamento da identidade cultural e pessoal em universo global.
  • Desenvolver um projeto no âmbito da pintura em rigoroso em diálogo com outras práticas artísticas contemporâneas.

Programa

O Estúdio de Pintura assume a função de espaço central do desenvolvimento TP do Projeto Pictórico Individual (PPI).Funciona em estreita relação com as diferentes disciplinas do Mestrado e visa: aprofundar competências técnicas enquadradas com os interesses PPI; aprofundar e desenvolver competências conceptuais para a concretização de uma pesquisa no âmbito da teoria e prática da investigação em pintura.Apesar de se tratar de uma UC TP, cada estudante será acompanhado de modo autónomo, de acordo com os interesses do seu PPI, procurando exponenciar as competências pictóricas, relacionando-as com a necessidade de construção e enriquecimento de um discurso crítico e conceptual no âmbito da arte contemporânea.A UC funciona como espaço aberto de ação, sendo importante a sua utilização de modo continuado. Serão promovidas iniciativas em áreas diversas como metodologia de investigação, discussão e debate de projetos individuais de estudantes e de outros artistas.

Bibliografia

Bibliografia obrigatória

  • Myers, T. R.; Painting, Whitechapel Gallery and MIT Press, 2011

Observações bibliográficas

  • Abramović, M. e Kounelis, J. (2002) Arte All’ Arte 6, Siena
  • Adorno, T. (1973). The Jargon Authenticity, Routledge Classics, LondonBraz, I. (2007)
  • Almeida, Helena. Pensar a PinturaHelena Almeida (1947-1979),Edições Colibri
  • Calabresse, O. (1986) A linguagem da arte, Ed. Presença, Lisboa
  • Ferreira, A.Q. (2011) Fazer falar a pintura, (ed.) Editora da Universidade do Porto
  • Grogaard, S. (2001) The Restless Object, 12 Conversations on Contemporary Art, Statens Kunst Akademy, Unipax, Oslo
  • Myers,T. R. (2011) Painting (ed.) Documents of Contemporary Art, Whitechapel Gallery and MIT Press, LondonPapartergiadis, N. (1994) The Complicities of Culture: Hybridity and new internationalism, Cornerhouse Manchester, University of Southampton
  • Perniola, M. (2002) El Arte y su sombra, Col Teorema, Ediciones Cátedra, MadridSabino, I. (2001) A Pintura Depois da Pintura, Faculdade de Belas Artes / Universidade de Lisboa
  • Sverakova, S. (19939 Art and Nationality,Inside/outside,Faculty of Art and Design, University of Ulster
  • Tapies, A. (1999) El Arte e sus Lugares, Ed Siruela, Madrid
  • Wittgenstein, L. (1977) Anotações sobre as cores, Edições 70, Lisboa
  • Wood, C. (2013) A Bigger Splash, Painting after Performance, Ed. Tate Modern, London
  • Foster, H. (1996) The return of the real, MIT Press, London

Nota: A indicação de bibliografia específica, catálogos, monografias ou outro material áudio visual, será indispensável.

Corpo Docente