Corpo Docente MAP

Square

Aida Castro é Doutorada em Ciências da Comunicação: Comunicação e Artes pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa, com a tese “Mapeamento do Espaço entre Arte e Ciência na Cultura Contemporânea: Ligação e Intervalo” (2019), na qual tenta aproximar o pensamento de Hermínio Martins às práticas artísticas. Actualmente é professora Auxiliar Convidada na secção Multimédia da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; investigadora integrada no Grupo Cultura, Mediação e Artes do ICNOVA da FCSH e colaboradora do I2ADS da UP. Foi membro fundadora do Colectivo Embankment e da Plataforma Ma, nos quais desenvolveu projectos sobre as ligações técnicas e os imaginários da arte. Escreve e publica textos para vários contextos académicos, artísticos e poéticos. Desenvolve práticas de curadoria (Pontas Duplas / Split Ends, Galeria Presença, Situação 2021) e práticas editoriais (Dead Link: Mediação das práticas artísticas, com Maria Mire para INTERACT #34, Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia, 2021, [http://interact.com.pt]. Trabalha numa dupla artística com Maria Mire, que recentemente apresentou Vulcanismo: Acidente 1, Acidente 2 e Acidente 3 no Espaço Mira, 2021 https://aidacastromariamire.tumblr.com

André Rangel desenvolve projectos de Arte e Design Intermedia. Professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e investigador integrado no CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Doutor em Ciência e Tecnologia das Artes, Mestre em Artes digitais e Licenciado em Design de Comunicação. Diretor e fundador do projecto 3kta. Co-fundador e co-organizador xCoAx, Conferência Internacional sobre Computação, Comunicação. Estética e X. Diretor http://3kta.net. Investigador Permanente http://citar.artes.porto.ucp.pt

Cláudia Amandi (1968) é Professora Auxiliar do Departamento de Desenho da FBAUP e investigador-integrado no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS). Desenvolve trabalho de investigação na área do Desenho, ações e métodos de trabalho no processo criativo, e nos cruzamentos entre a escultura e o desenho. Doutorou-se pela FBAUP em 2010 com a tese intitulada Funções e Tarefas do Desenho no Processo Criativo, um estudo sobre o papel do desenho no processo artístico atual.
Ao longo dos anos, o seu trabalho como artista plástica foi convergindo para processos de repetição, interessando-se particularmente por aqueles que, na sua aparência mecânica de execução, deslocam o referente do resultado. Ações como aglomeração, variação, expansão, saturação e sobreposição de marcas e/ou materiais vão construindo malhas, imagens, matérias diferenciadas como sistemas de multiplicação de conteúdos. Esta produção pode ser vista em http://claudiaamandi.weebly.com/

Cristina Mateus é artista plástica e professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Nos últimos anos integrou as exposições “Ver as vozes dos artistas, curadoria de Miguel von Hafe Pérez, Maus Hábitos/Metro do Porto, “No dia seguinte está o agora”, 60 anos do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, “A metade do céu”, um projecto de Pedro Cabrita Reis, Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva e participou no programa de Arte Pública da Fundação EDP no nordeste transmontano (Mogadouro).

Domingos Loureiro nasceu em Valongo em 1977. Doutorado em Arte e Design pela Universidade Porto. Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no Departamento de Artes Plásticas- Pintura. Membro da Comissão Científica da LAP FBAUP. Membro do Conselho de Departamento de Artes Plásticas da FBAUP Investigador integrado e membro da Direção do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Integra o Projecto Bases Conceptuais da Investigação em Pintura (2014-19). Organização do ICOCEP – International Congress on Contemporary European Painting. (2017, 2019); Organização das 2as Jornadas de Arte e Design, 2017. Artista plástico presente em exposições e coleções em diversos países como Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Itália, Irlanda, EUA, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Holanda e Portugal, entre outros.Prémio Dr. Gustavo Cordeiro Ramos, Academia Nacional de Belas Artes, 2013. Prémio D. Fernando II, Sintra, entre outros.Autor e editor de diversos documentos científicos e académicos, entre os quais: Laranjo, F.; Loureiro, D., Torres, S., e Almeida, T.: Painting and Research, i2ADS/FBAUP 2017; Laranjo, F.; Loureiro, D., Torres, S., e Almeida, T.: Painting and Teaching, i2ADS/ FBAUP 2017; Ponte, S., Laranjo, F.; Loureiro, D., Torres, S..: Sobre Pintura, i2ADS/ FBAUP 2017; Loureiro, D., Torres, S., Varejão, A.,e Pinto, A. M.: Internamente – Pensamento e Prática artística em contexto hospitalar, SCMP/FBAUP 2018, Loureiro, D. e Torres, S.: Fazer e Dizer nas Artes Plásticas e no Design, I2ADS 2018; entre outros. Autor e orador em diversas conferências nacionais e internacionais, em Portugal e no estrangeiro. Áreas de Especialização: Sublime, Constrangimento, Paisagem, Natureza.

Artista plástica, poeta, professora e investigadora, Filipa Sofia Correia de Carvalho e Cruz (n. 1990) actua no campo da Escultura, da Estética e da Literatura. Doutorada pelas Belas Artes do Porto, é Mestre pelas Beaux‑Arts de Paris e Pós‑Graduada pela Panthéon‑Sorbonne. Expõe regularmente em Portugal, França e Itália. É Professora Auxiliar na FBAUP e conta com quase uma década de leccionação em Paris. É Editora-Chefe do HUB – ­Journal of Research in Art, Design and Society (https://i2ads.up.pt/hub/). Participou em mais de 30 conferências internacionais como Oradora e Revisora e orientou mais de 30 Teses Académicas de Mestrado e de Doutoramento. Participou em mais de 60 Júris de Defesas de Provas de Mestrado. Filipa de Carvalho e Cruz (https://filipacruz.com) elenca 5 proposições que organizam a sua investigação artístico-científica: Eros-Anteros; Ruína; Desejo-Vontade; Intertextualidade; Engenho-Ficção. O seu cosmos literário e escultórico invoca, fundamentalmente, o Amor

Graciela Machado é professora associada o Departamento de Desenho na FBAUP e investigadora no i2ADS- Instituto de investigação em Arte, Design e Sociedade, e investigadora colaboradora no VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes, Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa.Co-promotora pela FBAUP de projeto SHS Soil health surrounding former mining areas: characterization, risk analysis, and intervention (NORTE-01-0145-FEDER-000056). Desde 2013 investigadora principal do projeto PURE PRINT, plataforma de investigação dedicada à investigação em Gravura, sediado no i2ads, concluído em 2021, onde se dedicou às técnicas históricas da gravura, gravura fotomecânica, reconstrução tecnológica e história da imagem impressa numa perspetiva da sua recondução à prática artística contemporânea. Em 2021, inicia a sua colaboração como co-promotora principal no projeto Ground LAB-arqueologia e recondução tecnológica, sediado no I2ads/FBAUP. Bolseira fundação Calouste Gulbenkian(1994-1996), e FCT (2003-2006) realizou residências artísticas em gravura no Art Studio Itsukaichi Japão(2003), Franz Masereel Centrum Bélgica(2004), Oficina de Gravura Bartolomeu Cid dos Santos (2015). O seu trabalho artístico  trata de exploração do tempo e paisagem identitária, com especial interesse pela transgressão da materialidade da imagem e sua continua tradução através de vários sistemas de reprodução situados em contexto artístico e extra-artístico.

Enquanto artista, Joana Rêgo expõe regularmente desde 1995.  A sua obra foi apresentada em diferentes países como Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Brasil, Estados Unidos, Canadá. Está representada em várias colecções particulares e institucionais em Portugal e no estrangeiro entre elas Colecção Caixa Geral de Depósitos; Fundação PMLJ; Parlamento Europeu, Bruxelas; Colecção de Arte Contemporânea do Estado Português. O seu trabalho está reproduzido em vários livros, capas de livros e catálogos.
Enquanto Docente é Professora Auxiliar na FBAUP no departamento de Artes Plásticas, Pintura. Tem participado em diversos júris e orientado vários workshops nacionais e internacionais. Realizou o Doutoramento na FBAUP (DAD Doutoramento em Arte e design), 2017 e tem um Diploma de Estudos Avançados do Doutoramento “Modos de conhecimento na prática Artística Contemporânea”, 2006 Pela Universidade de Vigo — Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, Espanha. Foi Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em 1998 / 1999 para realizar um Mestrado em Pintura no San Francisco Art Institute, EUA, 1999.
Fez a sua Licenciatura, Curso de Artes – Plásticas, Pintura na FBAUP em 1995.

Norberto Ogórek Jorge, escultor e docente investigador apresentou em 2014 a sua mais recente investigação em criação artística “Rotas de Memória – A Árvore e a Madeira, relações na prática escultórica”, que lhe conferiu o grau de Doutor. Ao longo do seu percurso como escultor tem produzido trabalhos artísticos em diferentes substâncias que lhe permitiram ampliar o conhecimento com as matérias que incorpora nos corpos escultóricos das suas obras. O seu percurso artístico tem privilegiado as relações sensoriais com as matérias naturais. O seu caminho tem tornado visível a importância do lugar do atelier/oficina como espaço expandido da produção e da concepção.

Paulo Luís Almeida é Professor no Departamento de Desenho na FBAUP e investigador-integrado no I2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade.
O seu trabalho tem explorado as intersecções entre processos performativos e o desenho na arte contemporânea. Há alguns anos começou a realizar intervenções anónimas que nunca eram anunciadas e raramente documentadas. Percebeu depois que também podia fazer desenhos para evitar a exposição pública das intervenções e contornar a impossibilidade da sua realização; que desenhar podia ser uma forma estimulante de pensar, realizar e documentar diferentes formas de ação.
Esta relação entre contextos performativos e objetos pictóricos passou a contaminar o seu trabalho, um ensaio visual contínuo em torno de micronarrativas do quotidiano (algumas das quais sem outra pretensão que não a de inventar fábulas para a vida de todos os dias). A sua prática, que se desdobra em desenho, pintura e performance, resulta de noções muito simples: a noção narrativa de prova; a repetição e deslocamento de gestos quotidianos; a transferência de ações entre contextos performativos e sociais.

Pedro Maia é Professor Auxiliar no Departamento de Desenho na FBAUP, Professor Associado convidado e Coordenador da Área Científica de Desenho do Departamento de Arquitetura da Universidade Lusófona do Porto. De 2017 a 2021 foi investigador integrado do Projeto ARS & URBS – A Representação Pictórica da Cidade – século XVI ao XIX, sediado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Granada, onde se tem dedicado ao estudo dos procedimentos implementados nos Panoramas Urbanos produzidos nesta época em Portugal. Desde 2021 é investigador integrado do Projeto El Paisagem que Habla – Marco teórico y referencias culturales interdisciplinares México, Portugal y España como escenarios. No âmbito do Desenho tem vindo a explorar a Câmara Clara e outros dispositivos de Desenho, não apenas como instrumentos de levantamento de informação do real mas também como mecanismos de produção de imagens híbridas provenientes da articulação entre desenhador e máquina. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1986-1988 e 1988-1990), Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (1988-1990), Fullbright (1988-1990), Fundação Ciência e Tecnologia (2006-2008 e 2015-2016), Fundação Oriente (2015 e 2016). O seu trabalho artístico tem explorado a noção de ruído e de apropriação no âmbito do desenho, da fotografia e do vídeo: https://pedromaia.eu

Pedro Tudela é Professor Auxiliar no Departamento de Artes Plásticas/Multimédia na FBAUP e Investigador Colaborador no I2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Foi autor e apresentador dos programas de rádio escolhe um dedo e atmosfera reduzida na xfm, entre 1995 e 1996. Em 1992, por ocasião da exposição “Mute … life”, funda o coletivo multimédia Mute Life dept. [MLd]. Enveredou pela produção sonora em 1992, participando em concertos, performances e edições discográficas, em Portugal e no estrangeiro. Cofundador e um dos elementos do projeto multidisciplinar e de música digital @c. Membro fundador da media label Crónica. Trabalha em cenografia desde 2003. Expõe individualmente com regularidade desde 1981. Participa em inúmeras exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro desde o início da década de 80. Encontra-se representado em museus, coleções públicas e particulares. Mais info em: www.pedrotudela.org e http://www.at-c.org

Rute Rosas é uma artista plástica licenciada em Escultura. Obteve o seu mestrado em Multimédia, intitulado “Dentro de Mim” (2001) sob orientação de Bernardo Pinto de Almeida, Professor Catedrático da Universidade do Porto. O seu projeto de doutoramento em Arte e Design, “A Autocensura como Agente Poético Processual da Criação Escultórica – Projectos, Processos e Práticas Artísticas” (2011), foi desenvolvido sob orientação de Enric Tormo Ballester, Professor Catedrático da Universidade de Barcelona. Participa, desde 1994, regularmente em exposições e eventos, tais como conversas, simpósios, feiras de arte e concursos de artes plásticas em Portugal e no estrangeiro. Leciona no curso de Artes Plásticas – Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desde 1999, altura em que se tornou na primeira mulher a lecionar nesta área do conhecimento do ensino superior artístico no Porto.

Samuel Silva é artista visual, Professor Auxiliar do Departamento de Artes Visuais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Design de Arte e Sociedade. Concluiu o Doutoramento em Educação Artística em 2015, o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas em 2009 e a licenciatura em Artes Visuais – Escultura em 2006.

Sílvia Simões, é Professora Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Iniciou a prática artística em 1995 que continua dando particular destaque à área do desenho. Estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes, Mestrado em Som Imagem na UCP, pós-graduação em “Técnicas del dibuxo” na Universidade Politécnica de Valência e doutorou-se pela Universidade do Porto, com a tese “Perspectivas do Ensino Artístico Face aos Desafios da Tecnologia Digital. O ensino do desenho: do atelier à rede.” Como investigadora é investigador-integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (I2ADS). Foi bolseira da Fundação Gomes Teixeira, da Fundação Ciência e Tecnologia e da Fundação Luso Americana. Como artista  expõe com regularidade desde 1995 e está representada em várias coleções em Portugal e no estrangeiro. O seu trabalho cruza várias práticas artísticas onde explora a construção e representação da paisagem.

Sofia Torres é Professora Auxiliar no Departamento de Artes Plásticas na FBAUP. Doutoramento em Arte e Design na FBAUP, 2013/2017, Mestrado em Pintura na FBAUP, 2008/2010. Estudos na Accademia di Belle Arti di Bologna, em Itália, 2006/2007. Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, pela FBAUP, 2003/2008 e membro Integrado do I2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Integra o Projecto Bases Conceptuais da Investigação em Pintura (2014-19). Organização do ICOCEP – International Congress on Contemporary European Painting. (2017, 2019). Desde 2005 participa em várias exposições individuais e colectivas em território nacional (Galeria João Lagoa, Fórum da Maia, Centro Cultural S. Mamede, Silo-Espaço Cultural), e internacional, em países como Brasil (Galeria Mckenzie University, São Paulo), Japão (Nagasaki Brick Hall), Itália (Galeria Altrebates), Espanha (JUSTMAD, Madrid) e recentemente na Australia (Peanut Gallery). Áreas de especialização: Uncanny, Antropomorfismo, Critical Animal-Studies, Figuração, Técnicas e matérias da pintura.

Teresa Almeida é artista plástica e professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Possui uma Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura da FBAUP. Realizou duas pós-graduações em “Vidro e a Arquitectura” e “Vidro e as Artes Plásticas” na Central Saint Martins College of Art and Design, Londres; Mestrado em Arte/Vidro na Universidade de Sunderland, Inglaterra; Doutoramento em Estudos de Arte na Universidade de Aveiro e Pós-Doutoramento na VICARTE, ambos com bolsa da FCT. Desde 2006 íntegra a Unidade de Investigação VICARTE (Vidro e Cerâmica para as Artes), onde participa em vários projetos de investigação, colabora com o i2ads, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade desde 2011. Tem participado em vários congressos internacionais, expõe regularmente em território nacional e no estrangeiro. Possui publicações em revistas internacionais, capítulos de livros e trabalhos de curadoria. Atualmente é membro editorial da revista Éter e membro do comité Internacional do ICOM Glass. O seu trabalho artístico foca o vidro como material plástico, onde a problemática ambiental é abordada. Áreas de especialidade: Vidro, Mosaico, arquitetural glass, Fusão.